Tipos de Reprodução
Na aula de hoje veremos os principais tipos de reprodução dos seres vivos, que são basicamente as reproduções Assexuada e Sexuada, vejamos o vídeo:
Agora que já vimos o vídeo temos também um texto de resumo:
Reprodução Assexuada
A capacidade de reprodução é uma das características dos seres vivos. Trata-se de um processo pelo qual os seres vivos originam novos indivíduos iguais ou semelhantes aos progenitores, possibilitando a perpetuação das espécies. Na reprodução assexuada, não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz (genitor). Nesse caso não envolve o encontro de gametas, também não ocorre a fecundação. Ela ocorre na maioria dos seres unicelulares, em determinados tipos de algas, plantas, fungos, animais invertebrados e alguns vertebrados. Vários grupos de seres de seres vivos podem se reproduzir tanto de modo assexuado quanto de modo sexuado (como os fungos, por exemplo).
(Bactérias se reproduzindo assexuadamente)
Reprodução Sexuada
A reprodução sexuada é a forma de perpetuação da espécie para a maioria dos animais. Em geral, há o envolvimento de indivíduos de sexos diferentes: o macho (representado pelo símbolo ♂) e a fêmea (representada pelo símbolo ♀), que apresentam órgãos especializados, denominados gônadas responsáveis pelo formação de dos gametas, que são células reprodutivas nas quais está contida metade da informação genética que compõem os descentes. As vantagens desse tipo de reprodução é, principalmente, a diversidade genética dos indivíduos que garante mais genes segregados nas gerações futuras. Mesmo os organismos que fazem reprodução assexuada também contam com a reprodução sexuada em algum momento de sua existência.
(Espermatozóides e Óvulo)
Atividade - Referente ao dia 20 a 24 de abril de 2020
(copie a pergunta e responda no caderno)
1. No seu caderno faça uma pequeno texto explicando as diferenças entre os tipos de reprodução assexuada e sexuada, explicando as vantagens e desvantagens de cada modo de reprodução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário