Texto 1
Coronavírus: número de casos confirmados por dia se estabiliza, diz OMS
Cedo para fazer previsões
A OMS afirmou que o número de casos do novo coronavírus“ está se estabilizando”. Apesar de ser considerada uma boa notícia, a agência diz que ainda é cedo para fazer previsões.
Os casos confirmados interromperam a trajetória de alta na 4ª feira. Relatório divulgado pela OMS afirma que 37.558 casos foram confirmados até agora. Foram 2.676 novos casos só neste domingo, número inferior à quantidade de casos reportados diariamente nos últimos dias.
O número de mortes pelo surto do novo coronavírus subiu para 813 no domingo e superou as vítimas da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars, que provocou 774 mortes de 2002 a 2003.
“Estamos em 1 período estável de 4 dias em que o número de casos notificados não avançou. Isso é uma boa notícia e pode refletir o impacto das medidas de controle implementadas. No entanto, é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão sobre a erradicação do coronavírus”, disse Michael Ryan, diretor do Programa de Emergências em Saúde da OMS. www.poder360.com.br
Texto 2
1. Ambos os textos:
( ) São do mesmo gênero textual
( ) Tratam de um mesmo assunto
( ) Foram escritos por um mesmo autor
( ) Referem-se a um mesmo tema.
2. O assunto do texto 1 é:
( ) Os riscos de contaminação pelo coronavírus.
( ) As formas de contágio do coronavírus.
( ) A estabilização do número de casos do coronavírus.
( ) Os sintomas do novo coronavírus.
3. Qual das frases abaixo expressa a opinião do diretor do Programa de Emergências em Saúde da OMS:
( ) Os casos confirmados interromperam a trajetória de alta na 4ª feira.
( ) No entanto, é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão sobre a erradicação do coronavírus.
( ) Foram 2.676 novos casos só neste domingo.
( ) O número de mortes pelo surto do novo coronavírus subiu para 813 no domingo.
4. O gênero textual do texto 1 é:
( ) Informativo- científico ( ) Notícia ( ) Biografia ( ) Entrevista
5. No trecho: “ Apesar de ser considerada uma boa notícia, a agência diz que ainda é cedo para fazer previsões”, o termo destacado transmite ideia de:
( ) Lugar ( ) tempo ( ) modo ( ) consequência
- Qual é a finalidade do texto 2?
Revisão das classes gramaticais
1. Releia o texto 1 e retire dele:
3 substantivos próprios: ______________________________ ______________________________ _____________
3 substantivos comuns: ______________________________ ______________________________ _____________
3 verbos no pretérito perfeito: ______________________________ ______________________________ ________
2. Escreva por extenso os numerais que:
· Indicam casos confirmados: ______________________________ ______________________________ ___
· Indicam novos casos: ______________________________ ______________________________ ________
3. Faça uma pesquisa e descubra o que significa a sigla OMS.
4. Qual o nome cientifico do “coronavirus”?
5. Você leu e já deve ter ouvido falar desse novo vírus, escreva um parágrafo sobre a origem dele, e quais os cuidados de higiene e prevenção são necessários para evitar qualquer doença relacionada a esse vírus.
Leia o texto e responda às questões
OLIM... PIADAS DOS INSETOS
Luciane W. Raup
Nas olimpíadas dos insetos,
Todos os resultados pareciam certos
No salto a distância, o Senhor Grilo já se via campeão.
Fez pose para fotos, jogou beijos, acenou a mão.
Disse, bem ligeiro e bem alto:
– Atenção para o meu grande salto!
O que ele não contava, o que ele não esperava
Era pela Dona Lesma que passeava
Toda linda, toda cheia de bagagens,
Bem na linha de aterrissagens!
No levantamento de peso, a Dona Formiga
Não via adversários para entrar na briga!
Pela Dona Abelha foi vencida:
50 contra 300 foi a partida.
A Sra. Pulga nem precisou competir:
Sua força todos sabem admitir.
A competição mais esperada era a de velocidade!
A plateia zunia de felicidade!
Sra. Barata e Srta. Libélula eram as favoritas.
Nos seus postos, muito aflitas.
A Dona Joaninha queimou a largada:
Todos os insetos saíram em revoada
Numa só nuvem, esbarraram as asas, uma confusão!
Perderam o equilíbrio, embolaram-se, foram ao chão.
O Rei Besouro disse aos súditos uma verdade:
– Vamos botar regras nessa entomológica atividade!
Ninguém entendeu o desejo da Majestade...
E deixaram a ordem para bem mais tarde!
Por isso, não te enganes não:
Nas olim...piadas dos insetos,
Para te dizer os resultados bem corretos,
só deu foi confusão!
a) Na primeira estrofe do poema, destaque duas palavras que apresentam encontro vocálico e classifique-o:
b) Separe as sílabas das palavras sublinhadas na 2ª estrofe do texto e classifique os encontros vocálicos:
c) Na 3ª estrofe, há 3 palavras que apresentam ditongo. Quais são?
d) Na 4ª estrofe, há 1 palavra que apresenta ditongo e hiato. Qual é essa palavra?
e) Retire, da 4ª estrofe, 3 palavras que tenham hiato.
f) Quantas e quais são as palavras que apresentam ditongo na 5ª estrofe?
g) Conte o número de letras e fonemas das palavras destacadas no texto, indicando os dígrafos, se houver:
4) Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongos, tritongos ou hiatos:
a) Lei:
b) Juízo:
c) Cooperar:
d) Lua:
e) Princípio:
f) Aguentar:
g) Saída:
h) Existência:
i) Espiões:
j) Peixe:
k) Feijão:
l) Averiguar:
m) Enxaguou:
n) Saguão:
o) Zoológico:
p) Houve:
q) Baú:
r) Fiéis:
s) Glória:
t) Ouve:
u) Joelho:
v) Ideia:
w) Dia:
x) Cuia:
y) Rua:
z) Álcool:
5) Leia estes versos
Armas, um galho de árvore, o alçapão;
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
A gaiola dourada;
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo;
Por que é que, tendo tudo, há de ficar
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste, sem cantar? [...]
Olavo Bilac
a) Transcreva do texto as palavras monossílabas:
b) Transcreva do texto a palavra em que as letras QU representam um só fonema.
c) Transcreva do texto duas palavras proparoxítonas:
d) Transcreva do texto duas palavras oxítonas:
e) Transcreva do texto uma palavra que tenha hiato:
f) Transcreva do texto duas palavras que tenham ditongo:
g) Que variedade linguística é utilizada no poema? Explique:
h) O poema é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:
6) Observe as palavras abaixo:
Po – e – si –a
Vo – o
Ca – cho – ei – ras
Ex – plo – são
I – guais
a) Em quais palavras há vogais seguidas em sílabas diferentes?
b) Em quais palavras há uma sílaba em que se encontram uma vogal e uma semivogal?
c) Em qual palavra há uma sílaba em que se encontram uma vogal e duas semivogais?
d) Nas palavras poesia, voo e cachoeiras ocorre um_______________________.
e) Nas palavras cachoeiras e explosão ocorre um _________________________.
f) Na palavra “iguais” ocorre um __________________________.
7) Observe a tirinha e responda às questões:
A tirinha é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:
b) Se tirássemos o texto escrito, teríamos um exemplo de linguagem ______________ .
c) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um encontro consonantal?
d) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um dígrafo e um hiato?
e) Trocando apenas o fonema inicial da palavra “gente” que outras quatro palavras podemos formar?
ORTOGRAFIA
Quem procura encontra!
Leia o texto abaixo com muita atenção. Note que foram cometidos diversos erros ortográficos... Sua tarefa, será circular tais erros e em seguida reescrever o texto corretamente.
O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA (Autor desconhecido)
No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogute natural. Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza. Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se comstrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera. Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gazolina do petrólho e... Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camiza por sima ( o tecido da minha camiza é muito bonito) e fui andar de bicicreta. Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.
Livre de vírus. www.avast.com. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário