domingo, 29 de março de 2020

Atividades TERCEIRA FASE EJA NOTURNO - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORAS: MIRIAN TOLEDO/ EVANETE VARGAS

Texto 1

Coronavírus: número de casos confirmados por dia se estabiliza, diz OMS 

Cedo para fazer previsões

A OMS afirmou que o número de casos do novo coronavírus“ está se estabilizando”. Apesar de ser considerada uma boa notícia, a agência diz que ainda é cedo para fazer previsões.

Os casos confirmados interromperam a trajetória de alta na 4ª feira. Relatório divulgado pela OMS  afirma que 37.558 casos foram confirmados até agora. Foram 2.676 novos casos só neste domingo, número inferior à quantidade de casos reportados diariamente nos últimos dias.


O número de mortes pelo surto do novo coronavírus subiu para 813 no domingo e superou as vítimas da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars, que provocou 774 mortes de 2002 a 2003.

“Estamos em 1 período estável de 4 dias em que o número de casos notificados não avançou. Isso é uma boa notícia e pode refletir o impacto das medidas de controle implementadas. No entanto, é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão sobre a erradicação do coronavírus”, disse Michael Ryan, diretor do Programa de Emergências em Saúde da OMS. www.poder360.com.br

Texto 2
image.png
1.     Ambos os textos:
(  ) São do mesmo gênero textual
(  ) Tratam de um mesmo assunto
(  ) Foram escritos por um mesmo autor
(  ) Referem-se a um mesmo tema.

2.     O assunto do texto 1 é:
(  ) Os riscos de contaminação pelo coronavírus. 
(  ) As formas de contágio do coronavírus.
(  ) A estabilização do número de casos do coronavírus.
(  ) Os sintomas do novo coronavírus.

3.     Qual das frases abaixo expressa a opinião do diretor do Programa de Emergências em Saúde da OMS:
(  ) Os casos confirmados interromperam a trajetória de alta na 4ª feira.
(  ) No entanto, é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão sobre a erradicação do coronavírus.
(  ) Foram 2.676 novos casos só neste domingo.
(  ) O número de mortes pelo surto do novo coronavírus subiu para 813 no domingo.

4.     O gênero textual do texto 1 é:
(  ) Informativo- científico                       (  ) Notícia        (  ) Biografia                                           (  ) Entrevista

5.     No trecho: “ Apesar de ser considerada uma boa notícia, a agência diz que ainda é cedo para fazer previsões”, o termo destacado transmite ideia de:
(  ) Lugar             (  ) tempo                  (  ) modo                        (  ) consequência 

  1. Qual é a finalidade do texto 2?

Revisão das classes gramaticais
1.     Releia o texto 1 e retire dele:
3 substantivos próprios: _________________________________________________________________________
3 substantivos comuns: _________________________________________________________________________
3 verbos no pretérito perfeito: ____________________________________________________________________
2.     Escreva por extenso os numerais que:
·         Indicam casos confirmados: _______________________________________________________________
·         Indicam novos casos: ____________________________________________________________________

3.     Faça uma pesquisa e descubra o que significa a sigla OMS.
4.     Qual o nome cientifico do “coronavirus”?
5.     Você leu e já deve ter ouvido falar desse novo vírus, escreva um parágrafo sobre a origem dele, e quais os cuidados de higiene e prevenção são necessários para evitar qualquer doença relacionada a esse vírus.



image.png


Leia o texto e responda às questões 

OLIM... PIADAS DOS INSETOS 
Luciane W. Raup 


Nas olimpíadas dos insetos, 
Todos os resultados pareciam certos 

No salto a distância, o Senhor Grilo já se via campeão
Fez pose para fotos, jogou beijosacenou a mão
Disse, bem ligeiro e bem alto: 
– Atenção para o meu grande salto! 
O que ele não contava, o que ele não esperava 
Era pela Dona Lesma que passeava 
Toda linda, toda cheia de bagagens, 
Bem na linha de aterrissagens! 

No levantamento de peso, a Dona Formiga 
Não via adversários para entrar na briga! 
Pela Dona Abelha foi vencida: 
50 contra 300 foi a partida. 
A Sra. Pulga nem precisou competir: 
Sua força todos sabem admitir. 

A competição mais esperada era a de velocidade! 
A plateia zunia de felicidade! 
Sra. Barata e Srta. Libélula eram as favoritas. 
Nos seus postos, muito aflitas. 
A Dona Joaninha queimou a largada: 
Todos os insetos saíram em revoada 
Numa só nuvem, esbarraram as asas, uma confusão! 
Perderam o equilíbrio, embolaram-se, foram ao chão. 

O Rei Besouro disse aos súditos uma verdade: 
– Vamos botar regras nessa entomológica atividade! 
Ninguém entendeu o desejo da Majestade... 
E deixaram a ordem para bem mais tarde! 

Por isso, não te enganes não: 
Nas olim...piadas dos insetos, 
Para te dizer os resultados bem corretos, 
só deu foi confusão! 




a) Na primeira estrofe do poema, destaque duas palavras que apresentam encontro vocálico e classifique-o: 

b) Separe as sílabas das palavras sublinhadas na 2ª estrofe do texto e classifique os encontros vocálicos: 

c) Na 3ª estrofe, há 3 palavras que apresentam ditongo. Quais são? 

d) Na 4ª estrofe, há 1 palavra que apresenta ditongo e hiato. Qual é essa palavra? 

e) Retire, da 4ª estrofe, 3 palavras que tenham hiato. 

f) Quantas e quais são as palavras que apresentam ditongo na 5ª estrofe? 

g) Conte o número de letras e fonemas das palavras destacadas no texto, indicando os dígrafos, se houver: 

4) Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongos, tritongos ou hiatos: 

a) Lei: 
b) Juízo: 
c) Cooperar: 
d) Lua: 
e) Princípio: 
f) Aguentar: 
g) Saída: 
h) Existência: 
i) Espiões: 
j) Peixe: 
k) Feijão: 
l) Averiguar: 
m) Enxaguou: 
n) Saguão: 
o) Zoológico: 
p) Houve: 
q) Baú: 
r) Fiéis: 
s) Glória: 
t) Ouve: 
u) Joelho: 
v) Ideia: 
w) Dia: 
x) Cuia: 
y) Rua: 
z) Álcool: 

 5) Leia estes versos 

Armas, um galho de árvore, o alçapão; 
E, em breve, uma avezinha descuidada, 
Batendo as asas cai na escravidão. 

Dás-lhe então, por esplêndida morada, 
A gaiola dourada; 
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo; 

Por que é que, tendo tudo, há de ficar 
O passarinho mudo, 
Arrepiado e triste, sem cantar? [...] 

Olavo Bilac 




a) Transcreva do texto as palavras monossílabas:
b) Transcreva do texto a palavra em que as letras QU representam um só fonema.
c) Transcreva do texto duas palavras proparoxítonas:
d) Transcreva do texto duas palavras oxítonas:
e) Transcreva do texto uma palavra que tenha hiato:
f) Transcreva do texto duas palavras que tenham ditongo:
g) Que variedade linguística é utilizada no poema? Explique:
h) O poema é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:

6) Observe as palavras abaixo:

Po – e – si –a 
Vo – o
Ca – cho – ei – ras
Ex – plo – são
I – guais

a) Em quais palavras há vogais seguidas em sílabas diferentes?
b) Em quais palavras há uma sílaba em que se encontram uma vogal e uma semivogal?
c) Em qual palavra há uma sílaba em que se encontram uma vogal e duas semivogais?
d) Nas palavras poesia, voo e cachoeiras ocorre um_______________________.
e) Nas palavras cachoeiras e explosão ocorre um _________________________.
f) Na palavra “iguais” ocorre um __________________________.


7) Observe a tirinha e responda às questões:    


image.png


A tirinha é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:
b) Se tirássemos o texto escrito, teríamos um exemplo de linguagem ______________ .
c) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um encontro consonantal?
d) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um dígrafo e um hiato?
e) Trocando apenas o fonema inicial da palavra “gente” que outras quatro palavras podemos formar?

ORTOGRAFIA


Quem procura encontra! 
Leia o texto abaixo com muita atenção. Note que foram cometidos diversos erros ortográficos... Sua tarefa, será circular tais erros e em seguida reescrever o texto corretamente. 
O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA  (Autor desconhecido) 
No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogute natural. Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza. Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se comstrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera. Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gazolina do petrólho e... Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camiza por sima ( o tecido da minha camiza é muito bonito) e fui andar de bicicreta. Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.
Livre de vírus. www.avast.com.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários livros para leitura - Professora Ana Marlene

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA JOÃO CARLOS PINHEIRO MARQUES PONTA PORÃ/MS Para ter acesso aos livros e leitura CLIQUE AQUI https://...