sexta-feira, 27 de março de 2020

História do 9°ano

QUESTÃO 01 ––––––––––––––––––––––––|
De olho no texto e na imagem!
Quase sempre, o coronel conseguia o voto do eleitor por meio da troca de favores: o coronel oferecia às pessoas ‘favores’ como uma sacola de alimentos, remédio, dinheiro e emprego etc. em troca desses ‘favores’ exigia que votassem nos candidatos indicados por ele.
Tendo como base o texto e a imagem acima, o que era o voto de cabresto?
(a) um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.
(b) a maior representação da democracia, visto que ninguém era obrigado a votar em um candidato.
(c) o eleitor, poderia escolher em quem votar, pois era livre, porém deveria informar ao coronel.
(d) o voto era secreto e votava-se no candidato do coronel, sem sofrer nenhuma pressão.
 QUESTÃO 02 ––––––––––––––––––––––––|
Foram as bases que sustentavam a Oligarquia na Primeira República:
(a) Democracia, coronelismo e voto livre.
(b) Coronelismo, Voto de Cabresto e Política dos Governadores.
(c) Voto de Cabresto e o fim do coronelismo.
(d) O fim do Voto de Cabresto e a adesão ao regime ditatorial.
 QUESTÃO 03 ––––––––––––––––––––––––|
Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”?
(a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
(b) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
(c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
(d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.
 QUESTÃO 04 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem, leia o texto:
"O odor fétido nos penetra garganta adentro ao chegarmos a nossa nova trincheira, a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
memórias do veterano Raymond Naegelen, que lutou na região de Champagne
O trecho e a imagem acima retratam uma fase da primeira guerra mundial, que foi
(a) a guerra de trincheiras.
(b) a guerra de movimento.
(c) a guerra química.
(d) a guerra fria.
QUESTÃO 05 ––––––––––––––––––––––––|
Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
(a) A assinatura do Tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemães pela corrida armamentista.
(b) O revanchismo francês que não conseguiu superar a perda de territórios da Alsácia e Lorena para a Alemanha.
(c) A deposição do czar da Rússia em virtude da Revolução Russa provocou revolta e reação dos demais paises europeus.
(d) Em 28/6/1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”.
QUESTÃO 06 ––––––––––––––––––––––––|
A Tríplice Aliança era um acordo em que cada um dos países garantia apoio aos demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes. A Tríplice Aliança foi o acordo militar entre
(a) Portugal, França e Inglaterra.
(b) os EUA, Alemanha e Itália.
(c) a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália,
(d) a Itália, a França e a Alemanha.
 QUESTÃO 07 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem:
 
Ela demonstra, dentro de um contexto histórico,
(a) a partilha da América entre as potências europeias.
(b) a partilha da África pelas potências imperialistas.
(c) a democracia da divisão da África entre os países imperialistas.
(d) o respeito aos direitos dos países africanos.
 QUESTÃO 08––––––––––––––––––––––––|
A Segunda Revolução Industrial aconteceu na segunda metade do século XIX e representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII. Dentre as características da Segunda Revolução Industrial, podemos destacar que
(a) as indústrias não evoluíram com o aprimoramento técnico e científico.
(b) o crescimento do uso da energia elétrica não foi importante para o avanço das indústrias.
(c) não houve uma importância para o crescimento do uso de energias, especialmente com o uso do petróleo.
(d) houve um forte desenvolvimento tecnológico aplicado, principalmente, às indústrias elétrica, química, metalúrgica, farmacêutica e de transportes.
 QUESTÃO 09––––––––––––––––––––––––|
A Segunda Revolução Industrial foi simbolizada pelo
(a) ferro, carvão e energia a vapor.
(b) ferro, carvão e eletricidade.
(c) aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
(d) aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).
QUESTÃO 10–––––––––––––––––––––––––|
A Revolta da Vacina tinha outros elementos de contestação, que eram:
(a) As epidemias, o desemprego, a expulsão de muitas famílias do centro da cidade do Rio de Janeiro.
(b) Na verdade, a revolta se deu pelo ciúme dos maridos das mulheres que tinham que levantar a manga da blusa para serem vacinadas.
(c) O fim do governo republicano e a adoção da reforma agrária.
(d) A volta da monarquia e o fim da vacinação.
QUESTÃO BÔNUS––––––––––––––––––––|
Uma grande guerra que ocorreu entre 1914 e 1918 foi
(a) a Guerra do Paraguai.
(b) a Guerra das Rosas.
(c) a Guerra dos Cem Anos.
(d) a Primeira Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vários livros para leitura - Professora Ana Marlene

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA JOÃO CARLOS PINHEIRO MARQUES PONTA PORÃ/MS Para ter acesso aos livros e leitura CLIQUE AQUI https://...