quinta-feira, 26 de março de 2020

Língua Portuguesa 8º ano C e D Vespertino

Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques
Aluno:                                                      Data:   /     / 
Professora: Elizete Vargas                        8º Ano  C e D   - Vespertino



FRASE
frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.
Observe algumas características das frases:
·         O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);
·         Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;
·         Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;
·         Podem apresentar um verbo ou não;
·         Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe alguns exemplos de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!
➤Tipos de Frases

·         Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?
·         Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!
·         Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.
·         Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!

➤ORAÇÃO

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.
Observe alguns exemplos de orações:
– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.


➤PERÍODO

período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:
·         Período simples
Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completoExemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)
·         Período composto
Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligardizer e vir.)

Exercícios

1)     Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto:

a) (    ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.
b) (    ) Antes os índios eram os donos da terra.
c) (    ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.
d) (    ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
e) (    ) Você está triste.
f) (    ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar
g) (    ) Atenção, vou contar uma piada.
h) (    ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.
i) (    ) O estudo nos traz benefícios.
j) (    ) O amor constrói e o ódio destrói.

2) Indique nos parênteses o número de ações dos períodos abaixo:

a) (    ) O passageiro deu um pulo da cadeira e voou no pescoço do cobrador e aí começou a briga.
b) (    ) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
c)(    ) O passageiro nem se mexe.
d)(    ) Fico muito nervoso quando me acordam.
e)(    ) Pelo jeito vai ser um belo dia.
f) (    ) Dia seguinte, seis e pouco da manhã, o ônibus para na rodoviária de Goiânia.
g) (    ) Quando sou acordado, fico uma fera.
h)(    ) O ônibus vai para Belo Horizonte.
i)(    ) O passageiro ficou muito nervoso com o trânsito.
j) (    ) O passageiro acorda sonolento, limpa os olhos, coça o peito e olha para o lado de fora.

3) Coloque C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos parênteses abaixo:

1. (    ) Cuidado com nossas crianças. (período simples)
2.      (    ) Tudo voltou ao que era antes. (período composto)
3. (    ) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período simples)
4. (    ) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)
5. (    ) Deus fez você para a vida. (período simples)
6. (    ) Lá vai ele para o mundo. (período simples)
7. (    ) Todo casal briga um dia na vida. (período composto).
8. (    ) O menino muito educadamente se despediu. (período composto)
9. (    ) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada. (período composto)
10. (    ) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período simples)

4.  Coloque A para frases nominais e B para frases oracionais.

1.      (    )  Que piada engraçada!
2.      (    )  Silêncio!
3.      (    ) Não pise na grama.
4.      (    ) Todos começaram a rir.
5.      (    ) Atenção!
6.      (    ) Por favor, dê-me um cigarro.
7.      (    ) Boa noite!
8.      (    ) O dia amanheceu nublado.
9.      (    ) Com licença.
10.    (    ) Deixe-me passar!

5. Aponte a alternativa cuja frase não seja oracional.

a.  O mal com o bem se paga.
b. Devagar, travessia de pedestres.
c.  Paulo deu gargalhadas.
d. Olhe como o céu está azul!

6. Coloque PS para o período simples e PC para o período composto:

a.(    ) Inventei aquela desculpa na hora.
b.(    ) Você vai sair ou vai ficar em casa?
c. (    ) Não gosto de mentiras.
d.(    ) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei tênis.
e. (    ) O cachorrinho é pequeno mas já sabe morder.
f.  (    ) José casou-se e teve três filhos.
g. (    ) Todos os feriados vamos à praia.
h. (    ) Prefiro o sítio à praia.
i.(    ) Os trabalhadores rurais trabalham muito; ganham pouco.
j. (    ) Eu já li este livro três vezes.

  7. Coloque C (certo) ou E (errado) à identificação do número de oração e do tipo de períodos abaixo:

1. (    ) Fui passear à tarde e à noite retornei. (2 = composto)
2. (    ) O rapaz seguiu a moça e pediu o número de seu telefone. ( 2= simples
3. (    ) O atleta se preparou para correr e venceu. (2 = composto)
4. (   ) Você vai resolver seus problemas; procure ajuda. (4 = composto)
5. (    ) Você vai acreditar na minha palavra ou na dele? (1= simples)
6.  (    ) O amor é maravilhoso. (1 = simples)
7.  (    ) Um cachorro está seguindo o homem que corre. (2 =composto)
8.  (    ) Os patrões tratam bem os funcionários. (1=simples)
9.  (    ) Iremos cultivar a terra, pois ela produzirá ótimos frutos que nos sustentarão. (4= composto)
10. (    ) Os anos passam e as pessoas evoluem. (2=composto)

8. Responda nos parênteses quantas orações possuem os períodos:

a. (   ) Cheguei, vi e venci.
b. (   ) Não gosto de mentiras.
c. (   ) Use o guardanapo ou ficará manchada a camisa.
d.  (   ) Não se preocupe; eu consigo chegar a tempo.
e.  (   ) Isaias tem se esforçado muito, portanto, conseguirá a promoção.
f.  (   ) Não gosto de jiló.
g. (   ) Recife é considerada a Veneza brasileira.
h. (   ) A costureira é caprichosa, logo fará um belo vestido.
i.   (   ) Não tenha medo!
j.   (   ) Olhe, achei um belíssimo camafeu.

9. Forme períodos compostos, unindo os pares de orações com as palavras e, ou, mas, logo, porque, porém, nem, de acordo com o sentido:

Exemplo: Ele não sabe nadar. Ele caiu na piscina.
  Ele não sabe nadar e caiu na piscina.

a) Deve ser feriado. A rua está deserta.
_______________________________________________________

b) Igor já é adulto. Ele age feito criança.
_______________________________________________________

c)      Ricardo está em casa? Ele foi ao clube?
______________________________________________________

d) Não assisti ao jogo. A televisão queimou.
_______________________________________________________

e) Misael não estuda. Ele não trabalha.
_______________________________________________________



Um comentário:

  1. Parabéns, professora Elizete. Gostei de suas atividades. Claras e objetivas. Boa Aula.

    ResponderExcluir

Vários livros para leitura - Professora Ana Marlene

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA JOÃO CARLOS PINHEIRO MARQUES PONTA PORÃ/MS Para ter acesso aos livros e leitura CLIQUE AQUI https://...