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Professora: Elizete Vargas 8º Ano C e D - Vespertino
FRASE
A frase pode ser definida por
seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.
Observe algumas características das frases:
·
O início e o final da frase são marcados, na escrita, por
pontuação específica (. ! ? …);
·
Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma
entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os
falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase
interrogativa ou declarativa;
·
Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;
·
Podem apresentar um verbo ou não;
·
Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial
maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe alguns exemplos de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa
terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a
fazer.
– Fogo!
➤Tipos de Frases
·
Frases interrogativas: Entonação de pergunta.
Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?
·
Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação
mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (!
…). Exemplo: Que horror!
·
Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional.
Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas
com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.
·
Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente
sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!
➤ORAÇÃO
A oração é uma unidade
sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja
estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a
oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é
introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a
oração apresenta um sujeito, termos
essenciais, integrantes ou acessórios.
Observe alguns exemplos de orações:
– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.
➤PERÍODO
O período é uma unidade
sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui
sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela
entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a
pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem
ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:
·
Período simples
Os períodos simples são aqueles
constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos!
(verbo ser)
·
Período composto
Os períodos compostos são aqueles
constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana
me ligou para dizer que não virá mais tarde.
(Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Exercícios
1) Classifique os períodos colocando PS
para período simples e PC para o período composto:
a) ( ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o
Rio.
b) ( ) Antes os índios eram os donos da terra.
c) ( ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi
embora.
d) ( ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.
e) ( ) Você está triste.
f) ( ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus
chegar
g) ( ) Atenção, vou contar uma piada.
h) ( ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra
melhor.
i) ( ) O estudo nos traz benefícios.
j) ( ) O amor constrói e o ódio destrói.
2) Indique nos parênteses o número de ações dos períodos abaixo:
a) ( ) O passageiro deu um pulo da cadeira e voou no
pescoço do cobrador e aí começou a briga.
b) ( ) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se
um circo espetacular.
c)( ) O passageiro nem se mexe.
d)( ) Fico muito nervoso quando me acordam.
e)( ) Pelo jeito vai ser um belo dia.
f) ( ) Dia seguinte, seis e pouco da manhã, o ônibus
para na rodoviária de Goiânia.
g) ( ) Quando sou acordado, fico uma fera.
h)( ) O ônibus vai para Belo Horizonte.
i)( ) O passageiro ficou muito nervoso com o trânsito.
j) ( ) O passageiro acorda sonolento, limpa os olhos,
coça o peito e olha para o lado de fora.
3) Coloque C(certo) ou E (errado) para as afirmações colocadas nos
parênteses abaixo:
1. ( ) Cuidado com nossas crianças. (período simples)
2. ( ) Tudo voltou ao
que era antes. (período composto)
3. ( ) Minha mãe usa óculos, a sua não usa. (período
simples)
4. ( ) Chuva e sol, casamento de espanhol. (frase)
5. ( ) Deus fez você para a vida. (período simples)
6. ( ) Lá vai ele para o mundo. (período simples)
7. ( ) Todo casal briga um dia na vida. (período
composto).
8. ( ) O menino muito educadamente se despediu.
(período composto)
9. ( ) Deus fez a lua que ilumina nossa estrada.
(período composto)
10. ( ) Os dois eram parceiros inseparáveis. (período
simples)
4. Coloque A para frases nominais e B para frases oracionais.
1. ( ) Que piada
engraçada!
2. ( ) Silêncio!
3. ( ) Não pise na
grama.
4. ( ) Todos começaram a
rir.
5. ( ) Atenção!
6. ( ) Por favor, dê-me
um cigarro.
7. ( ) Boa noite!
8. ( ) O dia amanheceu
nublado.
9. ( ) Com licença.
10. ( ) Deixe-me passar!
5. Aponte a alternativa cuja frase não seja oracional.
a. O mal com o bem se paga.
b. Devagar, travessia de pedestres.
c. Paulo deu gargalhadas.
d. Olhe como o céu está azul!
6. Coloque PS para o período simples e PC para o período composto:
a.( ) Inventei aquela desculpa na hora.
b.( ) Você vai sair ou vai ficar em casa?
c. ( ) Não gosto de mentiras.
d.( ) Domingo fui ao clube, corri, nadei e joguei
tênis.
e. ( ) O cachorrinho é pequeno mas já sabe morder.
f. ( ) José casou-se e teve três filhos.
g. ( ) Todos os feriados vamos à praia.
h. ( ) Prefiro o sítio à praia.
i.( ) Os trabalhadores rurais trabalham muito; ganham
pouco.
j. ( ) Eu já li este livro três vezes.
7. Coloque C (certo) ou E (errado) à
identificação do número de oração e do tipo de períodos abaixo:
1. ( ) Fui passear à tarde e à noite retornei. (2 =
composto)
2. ( ) O rapaz seguiu a moça e pediu o número de seu
telefone. ( 2= simples
3. ( ) O atleta se preparou para correr e venceu. (2 =
composto)
4. ( ) Você vai resolver seus problemas; procure ajuda. (4 =
composto)
5. ( ) Você vai acreditar na minha palavra ou na dele?
(1= simples)
6. ( ) O amor é maravilhoso. (1 = simples)
7. ( ) Um cachorro está seguindo o homem que
corre. (2 =composto)
8. ( ) Os patrões tratam bem os funcionários.
(1=simples)
9. ( ) Iremos cultivar a terra, pois ela
produzirá ótimos frutos que nos sustentarão. (4= composto)
10. ( ) Os anos passam e as pessoas evoluem.
(2=composto)
8. Responda nos parênteses quantas orações possuem os períodos:
a. ( ) Cheguei, vi e venci.
b. ( ) Não gosto de mentiras.
c. ( ) Use o guardanapo ou ficará manchada a camisa.
d. ( ) Não se preocupe; eu consigo chegar a tempo.
e. ( ) Isaias tem se esforçado muito, portanto,
conseguirá a promoção.
f. ( ) Não gosto de jiló.
g. ( ) Recife é considerada a Veneza brasileira.
h. ( ) A costureira é caprichosa, logo fará um belo vestido.
i. ( ) Não tenha medo!
j. ( ) Olhe, achei um belíssimo camafeu.
9. Forme períodos compostos, unindo os pares de orações com as palavras
e, ou, mas, logo, porque, porém, nem, de acordo com o sentido:
Exemplo: Ele não sabe nadar. Ele caiu na piscina.
Ele não sabe nadar e caiu na piscina.
a) Deve ser feriado. A rua está deserta.
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b) Igor já é adulto. Ele age feito criança.
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c) Ricardo está em casa? Ele foi ao clube?
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d) Não assisti ao jogo. A televisão queimou.
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e) Misael não estuda. Ele não trabalha.
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Parabéns, professora Elizete. Gostei de suas atividades. Claras e objetivas. Boa Aula.
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